Rede Feminina de Combate ao Câncer

Rede Feminina de Combate ao Câncer Santa Bárbara d´Oeste
CeAC_Centro de Apoio à Criança
Espaço Dona Rosinha Wakabara
Espaço Arte das Rosinhas 

Atualmente, a preocupação principal deve ser em realizar o diagnóstico precoce, iniciar os tratamentos e orientações terapêuticas adequadas e evitar o alastramento da doença.

Câncer na infância e na adolescência

O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. 

Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os do sistema nervoso central e linfomas, porém há também a ocorrência de tumor de Wilms, neuroblastoma, retinoblastoma, tumor germinativo, osteossarcoma e sarcomas.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.

Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Sintomas e sinais do câncer infanto-juvenil

Os pais devem estar alertas para o fato de que a criança não inventa sintomas. Ao sinal de alguma anormalidade, levem seus filhos ao pediatra para avaliação.

Aumento do gânglio
Linfoma de Burkitt, Linfoma não Hodgkin ou Linfoma de Hodgkin

Dor de cabeça, vômitos matinais, distúrbio da marcha, problemas de visão, paresias
Tumor cerebral

Baixas contagens de plaquetas no sangue
Leucemia

Perda de peso inexplicada
Câncer de pâncreas, estômago, esôfago ou de pulmão

Dor óssea, inchaço do braço ou da perna, sem trauma ou infecção Tumor Ósseo

Pupila branca
Retinoblastoma

Inchaço abdominal
Tumor de Wilms, Tumor de ovário, Linfoma de Burkitt ou outro Linfoma não Hodgkin, neuroblastoma, rabdomiossarcoma de bexiga

Muitos desses sintomas são semelhantes aos de várias doenças infantis comuns, mas, se eles não desaparecerem em um prazo de 7 a 10 dias, volte ao médico e insista para obter um diagnóstico mais detalhado com exames laboratoriais ou radiológicos.

Tratamento

O tratamento do câncer começa com o diagnóstico correto

Inicialmente, é necessário um laboratório confiável e o estudo de imagens. Pela sua complexidade, o tratamento deve ser feito em centro especializado.

Tipos de tratamento

• Quimioterapia

É um tipo de tratamento, em que se utilizam medicamentos para combater o câncer. Eles são aplicados diretamente na corrente sanguínea, podendo também ser dados por via oral, intramuscular, subcutânea, tópica e intratecal. Os medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo. Esta modalidade pode provocar algumas reações como queda de cabelo, vômitos e fraqueza.

• Radioterapia

É um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.

Em casa

Tão importante quanto o tratamento do câncer em si, é a atenção dada aos aspectos sociais da doença, uma vez que a criança e o adolescente doentes, devem receber atenção integral, no seu contexto familiar. A cura não deve se basear somente na recuperação biológica, mas também no bem-estar e na qualidade de vida do paciente.

Neste sentido, não deve faltar ao paciente e à sua família, desde o início do tratamento, o suporte psicossocial necessário.

Veja também como identificar os sinais do câncer na infância e adolescência. 

Passe a informação adiante! Informar também é proteger. Imprima os guias do INCA para prevenção e combate ao câncer.

PREVINA-SE CONTRA
O CÂNCER

Para maiores informações sobre os sintomas, tratamentos e diagnósticos sobre o câncer, acesse as páginas abaixo: