Rede Feminina de Combate ao Câncer

Rede Feminina de Combate ao Câncer Santa Bárbara d´Oeste
CeAC_Centro de Apoio à Criança
Espaço Dona Rosinha Wakabara
Espaço Arte das Rosinhas 

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Bárbara D'Oeste

A Rede Feminina de Combate ao Câncer Santa Bárbara d’Oeste, instituição sem fins lucrativos, fundada em 16 de junho de 1972, pela Sra. Rosa Abiko Wakabara, para o apoio às pessoas portadoras de neoplasia, de todas as idades, seus familiares e cuidadores, em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, que vivenciam situação de ameaça ou violações de direitos, com ênfase nos de consequência oncológica. Em 8 de Julho de 1.999, foi instituída, em Assembleia Geral, a REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER de Santa Bárbara d’Oeste, com aprovação do Estatuto e eleição da diretoria, atuando em ações de Defesa e Garantia de Direitos, no âmbito da assistência social.

Em 22/12/2012 a Rede Feminina de Combate ao Câncer inaugurou o CeAC – Centro de Apoio à Criança, construído com apoio do Instituto Ronald McDonald, por meio de Projetos beneficiados pela Campanha McDia Feliz. O CeAc tornou-se a Sede própria da Instituição. Aberto ao público em 16/03/2013 e, desde então, ações foram implementadas para o aumento da oferta de atendimento, principalmente para o público criança e adolescente e seus familiares.

Em 23/06/2017, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, em parceria com a Associação dos Rotarianos, inaugurou o Espaço Dona Rosinha Wakabara, para a capacitação técnica, como forma de geração renda, assim como para oferecer informações que promovam a autonomia, inclusão social e melhoria na qualidade de vida das pessoas participantes.

Em 01/10/2021, inaugurou o Espaço Arte das Rosinhas, destinado a exposição e venda dos produtos de artesanatos construídos por voluntárias e pacientes, nas Oficinas de Capacitação para Geração de Renda. 

Sobre a Tipificação (2023):  

  • Apoio às pessoas portadoras de neoplasia e suas famílias, por meio das ações de Defesa e de Garantia de Direitos, no âmbito da Assistência Social, conforme resolução CNAS 27/2011;
  • Serviço de Proteção Social Especial para atendimento de pessoas idosas e suas famílias, em decorrência de neoplasia;
  • Programa de Habilitação e Reabilitação para pessoas com deficiência em decorrência de neoplasia.

Sobre a Razão da existência: Há 51 anos a Rede Feminina de Combate ao Câncer tem como premissa apoiar pessoas com câncer, de todas as idades, gêneros, tipos de câncer e estágio da doença, incluindo seus familiares e cuidadores, com a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes dos serviços oferecidos. Desenvolve ações também para as pessoas idosas e seus familiares e/ou cuidadores, entendendo que os desafios são ainda maiores, tendo em vista que o “envelhecer” já possui grandes desafios e quando são acometidas por neoplasia maligna a dependência desses usuários, em relação aos cuidados básicos no dia a dia, aumentam ainda mais. Neste contexto, as pessoas estão expostas a maiores situações de vulnerabilidade, aumentando o risco de isolamento social, negligência, abandono, maus tratos, dentre outros riscos. As ações propostas pela OSC (Organização da Sociedade Civil) são voltadas a diminuir a exclusão social, tanto do dependente quanto do cuidador, a sobrecarga decorrente da situação de dependência/prestação de cuidados prolongados, bem como a interrupção e superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa com deficiência ou pessoa idosa. Ha 27 anos cuida  de crianças e adolescentes com câncer, realizando o serviço de transporte aos Hospitais de tratamento. É a única OSC na cidade que cuida de pessoas com câncer. Para as ações de mobilização e prevenção ao câncer, atua também na região do Polo Textil, seja, Americana e Nova Odessa.

ELEITA COMO UMAS DAS 100 MELHORES ONGS DO BRASIL EM 2017