Rede Feminina de Combate ao Câncer

Rede Feminina de Combate ao Câncer Santa Bárbara d´Oeste
CeAC_Centro de Apoio à Criança
Espaço Dona Rosinha Wakabara
Espaço Arte das Rosinhas 

A Rede Nacional (RFNCC)

A Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer é uma Associação, também denominada pela sigla RFNCC que abrange, atualmente 22 estados e o Distrito Federal, com Sedes instaladas em mais de 400 municípios.

Presente em 22 estados brasileiros + DF

Atende em 400 municípios

Reúne mais de 20.000 voluntários

A Fundadora

Carmem Annes Dias Prudente

Uma das maiores guerreiras que o Brasil já teve, na luta contra o câncer​!

Fundada em 6 de maio de 1978, na cidade de São Paulo – SP pela Sra. Carmen Annes Dias Prudente, gaúcha que veio para São Paulo em 1938, casar-se com o jovem médico Antonio Prudente e com ele trabalhou na Associação Paulista de Combate ao Câncer, onde começa sua brilhante carreira no voluntariado.

Em 1946, junto com algumas amigas criou a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A cada dia, a Rede agregava mais voluntários e recebia doações, arrecadando fundos e donativos; roupas de cama e banho; alimentos e dinheiro, o que possibilitou que a Sra. Carmen junto de seu marido, fundasse o Hospital do Câncer em 1953. Com a morte de Antonio Prudente em 1965, Carmen assumiu a direção do Hospital. Ao contrário do que se imaginava de alguém em sua posição, dedicou-se pessoalmente aos pacientes, os quais visitava diariamente.

Em 1980, na Itália, recebeu o Prêmio Saint-Vincent, como “Mulher do Ano” por unanimidade. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 3 de junho de 2001, aos 89 anos.

Hino Rosas de Amor

Fica sempre algum perfume
Nas mãos abençoadas
Que oferecem rosas
Rosas desabrochando amor
Perfumando de paz
Os dias de aflição
Rosas cheias de perdão
Para aqueles que sentem
A dor do seu caminho
Rosas que brotam do coração
E se desfolham
Em suave carinho
Que o perfume dessas rosas
Possam abençoar
As nossas mãos

Juramento das Voluntárias

Prometo como Voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, assumir solene compromisso de assistir com dedicação, despreendimento, amor e espírito de fé todas as pessoas necessitadas, esperando que elas possam sentir e ver em nós uma transparência de Maria Mãe e modelo de todas as virtudes. Que ela nos abençoe e proteja para cumprirmos a missão de levar apoio, carinho e esperança aos doentes, fazendo sigilo a imagem de respeito.

Prece das Voluntárias

Senhor, Pai de todos nós, faz-me lembrar sempre dos que sofrem na mente e no corpo. Faz de mim um instrumento da tua paz. Onde houver alguém desesperado, que eu leve alegria. Não me deixe esquecer a responsabilidade de ajudar ao próximo. Faz-me ver quanto a minha vida se enriquece toda vez que conforto e sirvo a alguém. Põe no meu coração o carinho pelos que repousam com dor Senhor, ajuda-me a não ser egoísta, a não buscar pretextos para fugir ao dever de ajudar. Oh! Pai bem amado, guia os pesquisadores de todo o mundo para que descubram a solução final para o problema do câncer. Que eu compreenda o privilégio e a importância de ser voluntária nesta cruzada heroica, infatigável para vencermos o inimigo cruel que se chama câncer.