Rede Feminina de Combate ao Câncer

Rede Feminina de Combate ao Câncer Santa Bárbara d´Oeste
CeAC_Centro de Apoio à Criança
Espaço Dona Rosinha Wakabara
Espaço Arte das Rosinhas 

A prevenção é o conjunto de ações que visam evitar o câncer, removendo os fatores de riscos, a fim de promover a diminuição das incidências da doença.

Você sabe o que é câncer?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum, o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores ou neoplasias malignas.

Como o câncer começa?

As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas, à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer.

O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade à transformação maligna. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas, por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer.

Previna-se!

São fatores de risco aqueles associados a capacidade do indivíduo, de vir a desenvolver uma doença.

Um único fator pode estar relacionado ao surgimento de várias doenças além do câncer, mas isso não é motivo para descuidar da atenção, pois da mesma forma, vários fatores de risco podem coagir para a origem de uma mesma doença.

Aqui vão algumas dicas para manter uma vida sadia e saudável!

Não Fume!
Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes.

Mantenha uma alimentação saudável
Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente, pode evitar o desenvolvimento de câncer. A amamentação exclusiva, até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.

Pratique atividades físicas
A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.

Excesso de Peso
Estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver o câncer. É importante controlar o peso, por meio de uma boa alimentação e por meio de uma vida ativa.

Exame ginecológico trienal
Tão importante quanto fazer o exame, é saber o resultado e seguir as orientações médicas.
As mulheres com 40 anos ou mais devem se submeter, ao exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem entre 50 e 69 anos devem ainda, realizar a mamografia a cada dois anos.

Evite bebidas alcoólicas
Seu consumo, em qualquer quantidade aumenta o risco de desenvolver o câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta ainda mais a possibilidade do surgimento da doença.

Utilize proteção solar
Evite a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.

Proteja-se sempre!
Alguns tipos de vírus, bactérias e parasitas associados a infecções crônicas estão presentes no processo de desenvolvimento do câncer, com destaque para o papilomavírus humano (HPV). Além de outras estratégias de prevenção, o uso de preservativos pode contribuir na prevenção da infecção pelo HPV.

Tratamento

Basicamente, o tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.

• Radioterapia

Tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas, e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos no tratamento dos tumores.

• Quimioterapia

Tratamento que utiliza medicamentos para combater o câncer. Eles são aplicados, em sua maioria, na veia, podendo também ser dados por via oral, intramuscular, subcutânea, tópica e intratecal. Os medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.

• Transplante de medula óssea

Tratamento para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. Ele consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula.

Mais informações sobre os métodos de tratamento para o câncer estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Veja também como identificar os sinais do câncer na infância e adolescência.

Passe a informação adiante! Informar também é proteger. Imprima os guias do INCA para prevenção e combate ao câncer.

PREVINA-SE CONTRA
O CÂNCER

Para maiores informações sobre os sintomas, tratamentos e diagnósticos sobre o câncer, acesse as páginas abaixo: