Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Bárbara D'Oeste

CeAC - Centro de Apoio à Criança

QUERO AJUDAR

causas e sintomas do câncer adulto, ENTRE HOMENS E MULHERES

A prevenção é o conjunto de ações que visam evitar o câncer, removendo os fatores de riscos, a fim de promover a diminuição das incidências da doença.

Você sabe o que é câncer?

 

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum, o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo.

 

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores ou neoplasias malignas.

 

 

Como o câncer começa?

 

As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas, à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

 

De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer.

 

O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade à transformação maligna. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas, por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer explica, em parte, o porquê de o câncer ser mais frequente nesses indivíduos.

Previna-se!

 

São fatores de risco aqueles associados a capacidade do indivíduo, de vir a desenvolver uma doença.

 

Um único fator pode estar relacionado ao surgimento de várias doenças além do câncer, mas isso não é motivo para descuidar da atenção, pois da mesma forma, vários fatores de risco podem coagir para a origem de uma mesma doença.

 

Aqui vão algumas dicas para manter uma vida sadia e saudável!

Veja também como identificar os sinais do câncer na infância e adolescência.

Para maiores informações sobre os sintomas, tratamentos e diagnósticos sobre o câncer, acesse as páginas abaixo:

Tratamento

 

Basicamente, o tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.

 

• Radioterapia

 

Tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas, e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos no tratamento dos tumores.

 

• Quimioterapia

 

Tratamento que utiliza medicamentos para combater o câncer. Eles são aplicados, em sua maioria, na veia, podendo também ser dados por via oral, intramuscular, subcutânea, tópica e intratecal. Os medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.

 

• Transplante de medula óssea

 

Tratamento para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. Ele consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula.

 

 

Mais informações sobre os métodos de tratamento para o câncer estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Banco do Brasil 001

Agência: 6657-5

Conta Corrente: 1020-0

CNPJ: 04.257.862/0001-55

LOCALIZAÇÃO

Rua Santa Cruz, 420

CEP: 13450-220 - Vila Pires

Santa Bárbara D’Oeste - SP

© Rede Feminina de Combate ao Câncer SBO | Todos os direitos reservados.

CONTATO

(19) 3455-2303

contato@redefemininasbo.org.br

Desenvolvido por PerfectImage